Câmara Municipal anuncia novos portais
No próximo dia 1 de junho/20 os portais oficiais da Câmara Municipal de Itaporanga passarão a integrar o domínio .leg.br, cedidos gratuitamente pelo Senado Federal por intermédio do Interlegis. Criado em 1997, o Interlegis tem por finalidade a modernização do legislativo brasileiro.
No ano passado, a Câmara reafirmou convênio com o Interlegis, solicitando a implementação de diversas tecnologias:
- Domínio .leg.br
- Hospedagem
- Correio Eletrônico
- Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
- Portal Modelo
Desde então o setor de Informática vem trabalhando na personalização das ferramentas e na migração dos dados existentes.
Domínio .leg.br
Novo endereço da Casa Legislativa, o endereço itaporanga.sp.leg.br é curto, fácil de lembrar, padronizado com outras casas legislativas que estão aderindo ao Interlegis.
Hospedagem
O Interlegis e o Senado Federal oferecem de forma totalmente gratuita a hospedagem para os novos portais da Câmara Municipal.
Correio Eletrônico
Destinado aos Vereadores e Servidores, o Correio Eletrônico permitirá a criação de contas de e-mail com o domínio oficial, garantindo segurança e confiabilidade nas comunicações com a Câmara.
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
O SAPL, disponível no endereço sapl.itaporanga.sp.leg.br, dá total controle sobre o Processo Legislativo da Câmara Municipal, possibilitando o gerenciamento das matérias em tramitação, sessões, vereadores, legislação, e muito mais.
Com esse sistema, o cidadão poderá consultar em tempo real as atividades dos vereadores e acompanhar todas as atividades do Legislativo.
Portal Modelo
No Portal Modelo, disponível no endereço itaporanga.sp.leg.br, estão todas as informações e serviços da Câmara Municipal, em especial a seção de Ouvidoria e e-SIC, onde o cidadão pode enviar solicitações de acesso à informação, assim como esclarecer dúvidas. Também estão disponíveis links para as principais seções do SAPL, seções de notícias e eventos, e uma área de transparência.
Benefícios
As novas ferramentas são desenvolvidas em tecnologias de código aberto, ou seja, não há praticamente custo algum com software. O Interlegis também oferece uma ampla comunidade de usuários e desenvolvedores para aprimoramento dessas ferramentas.
Para a Câmara Municipal, a oferta gratuita das ferramentas significa economia com gastos para contratação desses serviços, mas a maior vantagem é percebida a longo prazo: ao usar definitivamente as soluções do Interlegis, haverá menos gastos com treinamento, e menos risco de perda de dados resultantes de processos de migração.
Para o Cidadão, há a garantia de transparência das informações públicas, acesso rápido às atividades dos vereadores e um conjunto de plataformas à sua disposição, criadas por profissionais da área, a fim de garantir o exercício da Cidadania.